Robertinho propõe instituir Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis

11/08/2009

Catadores de materiais recicláveis em ação: Projeto de Robertinho destaca importância do trabalho.
O vereador Roberto Mori Roda (PV) protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que propõe oficializar em São Carlos o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ser comemorado no dia 7 de Junho de cada ano, integrando o calendário oficial de eventos do Município. Conforme o projeto, o Executivo ficará autorizado a promover a divulgação da data em conjunto com a Semana Mundial do Meio Ambiente, realizando palestras, seminários, painéis, debates, simpósios e outros eventos alusivos ao tema.

Na justificativa do projeto, o vereador observa que o catador de material reciclável compõe uma categoria de trabalhador reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – e tem relevância do ponto de vista econômico, porque movimenta um comércio que incrementa a economia e contribui com o meio ambiente. “A importância da atividade de catação é a possibilidade de executar uma triagem eficiente, de todos os resíduos sólidos gerados pela sociedade”, ressalta.

No Brasil, no ano de 2002, a ocupação de catador de materiais recicláveis passou a ser reconhecida como atividade profissional, estando historicamente associada ao Movimento Nacional de Mobilização de Trabalhadores nessa atividade. “A exemplo de municípios como Paulínia, Santos, Monte Alto, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, vejo a necessidade de despertar o interesse dos catadores incentivando e valorizando seu trabalho em nossa sociedade, cooperando com a afirmação de sua auto-estima”, declara Robertinho.

LEI N°. 15.054 de 30 de Setembro de 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *