Secretário esclarece sobre medidas contra descarte irregular de resíduos

18 de março de 2010

O vereador Roberto Mori Roda (PV) enviou um requerimento para a Secretaria de Serviços Públicos no dia 8 de março, solicitando análise e avaliação sobre o descarte irregular de resíduos em uma rotatória da rodovia Washington Luís (SP 310), no Jardim Embaré.

O secretário de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, em resposta ao requerimento, esclareceu que após reanalisar e reavaliar o local, a Divisão de Gestão de Resíduos Sólidos constatou que a placa proibitiva não inibe o descarte irregular de resíduos no local, porém não recomenda a colocação de caçambas.

“Com a colocação de uma caçamba, tornando-o um ponto oficial de descarte, alguns fatos podem ser previstos, pois, aumentará a quantidade de lixo descartado no local e ocorrerá como em outros pontos, a população continuará arremessando os sacos de lixo e não depositando na caçamba”.

O secretário esclareceu que o local em que está havendo despejo de lixo situa-se próximo a uma ladeira, e o seu final é uma rotatória da rodovia Washington Luiz. “Qualquer quantidade de lixo poderá ocasionar um acidente”. Algumas ações devem ser tomadas para evitar o acúmulo de resíduos no local.

Segundo Sigoli, como primeira intervenção foi feita uma planfetagem no local, onde um agente ambiental ficou encarregado de orientar o correto descarte de materiais no bairro.

“As outras operações serão realizadas em conjunto com a panfletagem, pelo mesmo agente, que será diagnosticar junto aos munícipes que pararem para descartar material a procedência do mesmo, os motivos para descarte no local (mora em chácara, não gosta de esperar a coleta alternada, etc.) e sobre a ciência dos perigos do descarte irregular do lixo”.

A secretaria espera que essas ações melhorem a situação do local, acreditando que seja uma solução mais adequada e duradoura que a colocação de uma caçamba de lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *