Vereador Robertinho Mori sobe a Tribuna e Repudia ao Corte de 5% das Verbas do SESC e do SENAC para a Embratur

Na tarde de hoje (16/05/2023) o Parlamentar subiu a Tribuna da Câmara Municipal de São Carlos para repudiar ao corte das verbas, considerando que a redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do SESC e do SENAC em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos. No caso do SESC, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil SESC. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.
No caso do SENAC o desvio seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 mil matrículas gratuitas e mais de 7 milhões de horas-aula de cursos reduzidas. Além de demissão de 1.623 pessoas e do fim de 23 laboratórios de formação específica para a área do Turismo.
“Considero a importância das presentes entidades e os trabalhos que ambas realizam voltadas para a formação de projetos, serviços, saúde, lazer, cultura, educação, esporte, turismo e sustentabilidade, essencialmente importante para toda a sociedade”, destaca o Vereador Robertinho Mori.