Vereador enaltece Programa Amigos do Ribeirão Feijão

10/06/2011

O vereador Roberto Mori Roda e o coordenador de Meio Ambiente Paulo Mancini com coordenadores e estudantes em visita ao Programa Amigos do Ribeirão Feijão
O vereador Roberto Mori Roda (PV) destacou a importância do programa de educação ambiental Amigos do Ribeirão Feijão desenvolvido no Sítio São João (rodovia Domingos Inocentini Km 7,8) ao qual destinou por meio de emenda orçamentária R$ 10 mil ao Projeto FDE, direcionado ao atendimento de alunos de escolas oficiais.

“É um trabalho de muita relevância e que apresenta um grande resultado, pois somente através da educação ambiental é que poderemos conscientizar as novas gerações sobre o papel de cada cidadão na garantia do desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos naturais”, disse o vereador.

Roberto Mori Roda esteve em visita ao programa na manhã de quinta-feira (2), em companhia do coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Paulo Mancini. Eles foram recebidos pelos coordenadores Michelle Zattoni e Flávio Marchesin, proprietário do sítio, e acompanharam a visita dos alunos da Escola Estadual Archimedes de Carvalho.

Principal manancial do município, o ribeirão Feijão está situado numa Aprem – área de preservação e recuperação de mananciais – e é responsável pelo abastecimento de cerca de 120 mil pessoas. O Programa Amigos do Ribeirão Feijão, intensificado no ano de 2009, recebe alunos do ensino infantil, fundamental e médio de escolas públicas e particulares, mediante agendamento prévio.

Segundo Michele Zattoni, mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar, campus de Araras, os idealizadores do programa pretendem estabelecer uma organização não-governamental e ampliar os projetos com visitas de alunos.

“O que nos motiva a realizar esse trabalho é a paixão pelo meio-ambiente, porque somente a paixão levará à preservação”, afirma Michelle. “Mostramos aos visitantes essa paixão e se estes se sentirem sensibilizados irão preservar e educar as próximas gerações”.

O programa, de acordo com ela, tem finalidade de construir sociedade crítica e vista conscientizar e sensibilizar para a preservação ambiental.

Atualmente são desenvolvidos os projetos Fase 6 com crianças de 5 anos de CEMEIs, FDE com alunos de escolas estaduais do ensino fundamental e médio; e formação de monitores multiplicadores com 8as séries das escolas municipais de ensino básico Carmine Botta e Dalila Galli (projeto piloto). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *