ROBERTINHO MORI PARTICIPOU DAS COMEMORAÇÕES DA CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS DO PE. JOSÉ LUIZ FERREIRA E INAUGURAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA CAPELA DE SANTA MADRE.


Na manhã do domingo (25) Robertinho esteve presente na celebração de Ação de Graças pela passagem do aniversário natalício, 72 anos e aniversário sacerdotal , 46 anos do Pe. José Luiz Ferreira carinhosamente chamado de Padre Zé.


O parlamentar tem admiração e respeito pela pessoa do Pe. José Luiz Ferreira que por seu trabalho pastoral e social transformou e transforma a vida de muitas crianças, adolescentes e famílias. Teve a oportunidade de auxiliar através de Emenda Parlamentar o Projeto Madre Cabrini em diversas obras, entre elas na revitalização da Capela de Santa Madre Cabrini.


A Comunidade de Santa Madre Cabrini surgiu com as celebrações aos sábados as 16 hs celebrada na Capela, pelo estimado Pe. Bruno Gamberini e Pe. José Luiz acompanhava-o enquanto seminarista. O local abrigava somente o padre enquanto que a comunidade ficava embaixo das árvores. A catequese, o grupo de jovens e as demais reuniões eram realizadas naquele local. O Sr. Leoncio Zambel fez a doação de uma área para a construção da Igreja em honra a Santa Madre Cabrini, padroeira dos imigrantes. Ele tinha grau de parentesco com Santa Madre Cabrini.


Como a Capelinha na rádio já não mais comportava o povo, foi construído o salão paroquial as celebrações eram realizadas neste espaço, assim como as festas para arrecadação de fundos. Após as festas o local era organizado para as celebrações. Em datas festivas as celebrações eram realizadas no terreno da Igreja e, para que o povo pudesse participar melhor, o altar era montado em cima de um caminhão.
No ano de 1979, com a saída do saudoso Padre Bruno Gamberini, responsável pela comunidade de Santa Madre Cabrini, Pe. José Luiz assumiu a Comunidade Santa Madre Cabrini e passou a organizar a vida pastoral. Mais tarde, seu antecessor veio a ser Arcebispo de Campinas.

Em 1980, Padre José Luiz prosseguiu com os trabalhos e formou as comunidades: São Francisco, no bairro Pacaembu, também construiu no mesmo bairro um salão paroquial. Muitas comunidades surgiram no bairro do Monte Carlo a Capela a Santa Luzia. No bairro Cidade Aracy, recebeu autorização para iniciar as celebrações e catequese nas dependências do Cemitério Jardim da Paz. Construiu a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. No bairro Antenor Garcia construiu um Centro Comunitário e construiu a Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística. Atendeu várias comunidades rurais e por fim formou a comunidade de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Parque Novo Mundo.

Próxima a Comunidade de Santa Madre Cabrini deu-se início a uma Favela, que passou a chamar-se Favela do Gonzaga. Nessa comunidade, Pe. José Luiz com o apoio de Dom Constantino construiu a capela em louvor a São José Operário. Em 1984 iniciou o processo de urbanização da Favela do Gonzaga, que mais tarde passou a ser chamado Jardim Gonzaga.

Com o empenho do Padre José Luiz, a empresa Faber Castell promoveu a construção do prédio e dos mobiliários do Projeto Madre Cabrini para atender melhor as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Há 40 anos o Projeto Madre Cabrini traz vida e dignidade a 120 crianças e adolescentes do Jardim Gonzaga e bairros circunvizinhos.

Um projeto com o qual eu tive a honra de atuar como voluntário e apoiador, tendo formado a banda marcial, abrilhantando as festividades do município e da comunidade. Como vereador, trabalhei e trabalho pela destinação de recursos de emendas para auxiliar nas atividades e na formação dos participantes.

Com a urbanização do bairro a Capela foi demolida, restando apenas a imagem da Santa e o sino que foi doado pelo sr. Leôncio Zambel em 1976. Nesta data (25) a imagem da Santa assim como o sino retornam para o espaço da Capela, trazendo a História do Bairro Jardim Cruzeiro do Sul e da Formação da Paróquia de Santa Madre Cabrini.

“A doação e o amor ao outro é o que marca a vida deste pastor que vive plenamente o seu lema sacerdotal “Não tem maior amor do que aquele dá vida pelos seus amigos” que Deus continue a iluminar seu caminho e aumente cada vez mais a sua fé”, complementa Robertinho Mori.