Na tarde do dia 17, o vereador apresentou o Projeto Vitrine Permanente na 1ª. Conferência Ciência, Tecnologia e Inovação no Teatro Municipal Dr. “Alderico Vieira Perdigão”. Inicialmente ressaltou a importância da realização da Conferência reunindo autoridades renomadas que contribuem no desenvolvimento científico e cultural do nosso município. Em seguida realizou uma retrospectiva do seu trabalho aplicado ao projeto, que iniciou em 2013.
Em conversa informal no primeiro mandato do Prefeito Airton Garcia, ele apoiou a ideia e colocou-se a disposição. Em seguida, conversando com amigos, pesquisando empresas e analisando dados, criou-se a Lei Municipal 21.778 de 28 de agosto de 2023 da Vitrine Permanente de Produtos fabricados em São Carlos, com a finalidade de estimular o turismo, o fortalecimento da economia local e a valorização dos produtos fabricados no Município.
Posteriormente realizou contato com o Diretor do CIESP, o Presidente da ACISC, o Coordenador e o Diretor Geral IFSP, o Chefe Adj. da Embrapa Pecuária Sudeste, o Chefe Geral Embrapa Instrumentação, Diretor da Agência de Inovação da UFSCAR, o Coordenador da Agência de Inovação USP, e a Presidente do Instituto Inova.
Durante a explanação Robertinho deu ênfase a Criação do Comitê Gestor, assim como promover uma Audiência Pública para que os cidadãos, órgãos e entidades possam tratar da questão e dar prosseguimento ao trabalho.
O Poder Executivo foi representado pelo Secretário Municipal de Governo Netto Donato que reafirmou apoio ao Projeto e prontificou-se a levar para demais Secretarias este projeto, buscando auxílio para implantação. Da mesma forma o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Prof. Dr. José G. Tundisi colocou sua equipe a disposição. O Prefeito Airton Garcia acredita e vê com bons olhos o potencial do Projeto.
“Muitos desafios serão enfrentados, o Projeto Vitrine Permanente de Tecnologias e Produtos Fabricados em São Carlos dará maior visibilidade ao nosso município” diz Robertinho Mori.