ROBERTINHO MORI APRESENTOU MOÇÃO DE APELO SOLICITANDO REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE GERONTÓLOGO

Na 24ª. Sessão do Legislativo por unanimidade os parlamentares aprovaram a Moção de Apelo que traz a importância da regulamentação do profissional Gerontólogo. Os representantes da classe fizeram o uso da Tribuna Livre – Dr. Lucas Pelegrini – Presidente da ABG – Associação Brasileira de Gerontologia que desde 2009 vem se dedicando em representar os bacharéis em Gerontologia e Sara Kado Mateus – Representante do Centro Acadêmico do Curso de Gerontologia UFSCAR.
Inicialmente eles agradeceram a iniciativa do Vereador Robertinho Mori pela elaboração da Moção, além de aproveitarem a oportunidade para discutir um assunto tão relevante, que é a Regulamentação do profissional Gerontólogo e sua importância para a sociedade. Explanaram que o crescimento da população idosa é expressivo no país é uma área relativamente nova no país se comparada á outros cursos, porém com importância reconhecida mundialmente. Mencionaram que atualmente 02 universidades contemplam o curso de Graduação no país, sendo a Universidade de São Paulo (USP) em 2005 e no município na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em 2009. Apesar de ser recente o curso em São Carlos percorreu um caminho rápido tendo em vista que neste ano foi possível a aprovação para a implantação do programa de Doutorado. Nesta perspectiva, a formação dos profissionais gerontólogos é diferenciada tendo em vista que são capazes de compreender o processo de envelhecimento por meio de um olhar e cuidado integral que considera os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais que perpassam o curso da vida humana, de modo a propor ações que beneficiem as pessoas idosas e por conseguinte toda a sociedade. Desse modo, por meio deste entendimento, o gerontólogo é capaz de atuar em distintas frentes do mercado de trabalho, tais como: na saúde, na assistência social, na formulação de políticas públicas e projetos, educação, instituições atuando, também, em equipes multidisciplinares e articulando ações intersetoriais.
Também destacaram que houve a abertura de concurso público para a contratação deste profissional recentemente, a qual além de fomentar não apenas a visibilidade do município por contemplar um dos dois cursos de graduação em Gerontologia do país, bem como a inserção do gerontólogo na rotina das ações realizadas em São Carlos -SP.
Desta maneira foi solicitado o apoio de todo o plenário na articulação para a Regulamentação do Curso de Gerontologia que é imprescindível para que haja um Conselho, além da expansão de novos cursos e a garantia legal da classe.