REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM MINISTÉRIO PÚBLICO E AUTORIDADES PARA TRATAR SOBRE POLUIÇÃO SONORA E ACIDENTES CAUSADOS PELA UTILIZAÇÃO INADEQUADA DE MOTOCICLISTAS

Na tarde de ontem (27), o parlamentar iniciou a Audiência Pública agradecendo o empenho dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, assim como de todos os envolvidos na temática. A data em questão foi escolhida pelo Vereador por comemoramos o “Dia Municipal do Motociclista”, sendo Robertinho propositor da lei que inclui no calendário do município. A audiência realizada vem de encontro com todas as outra que ocorreram nos últimos meses, com o Ministério Público e outras autoridades, e sempre no sentido de conscientizar os motociclistas frente a poluição sonora e posturas que devem ser adotadas para prevenção de acidente;

Robertinho agradeceu e convidou para compor a mesa o Dr. Sérgio Domingues de Oliveira – Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Major Wagner Rocha – Polícia Militar, Cel. Samir Antonio Gardini – Secretário Municipal da Segurança Pública e Defesa Civil, Cesar Augusto de Paula Maragno – Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, e Rodolfo Tibério – Fiscal da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Além disso, estiveram presentes os vereadores Lucão, Marquinho Amaral, e Professora Neusa, Representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Michel Yabuki da GM, entre outros.

Durante a Audiência, os participantes elogiaram a iniciativa de discutir a temática tão complexa envolvendo a poluição sonora e a perturbação de sossego causados pelos escapamentos adulterados de motocicletas. Foi abordado a necessidade de conscientização e treinamento para promover mudanças de conduta dos motociclistas no trânsito, pois é perceptível que alguns condutores cometem infrações e desrespeitam as regras de trânsito, como passar no sinal vermelho e realizar manobras perigosas nas vias, além de utilizarem escapamentos barulhentos.

Foram explanados ainda o número de acidentes de trânsito, incluindo vítimas fatais, é alarmante. Por isso, a proposta é ampliar o trabalho de conscientização, realizar treinamentos e utilizar as tecnologias existentes, como o decibelímetro, semáforos com câmeras, o sistema Detecta, radares, campanhas e a criação de uma associação para ter um responsável e um selo de identificação para os condutores.

Para concluir, Robertinho encerrou a Audiência Pública expressando sua gratidão pela participação de todos.