O vereador Robertinho Mori (PSDB) apresentou na Câmara Municipal um requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre o Sistema BusAlert, aplicativo para dispositivos móveis (celular e tablet), instalado em São Carlos em 2012, que auxilia o passageiro do transporte público.
Conforme explicou o parlamentar, o BusAlert ajudava o usuário a monitorar as distâncias e/ou o tempo de chegada do ônibus mais próximo e o ponto de ônibus onde esse se encontrava. O sistema também podia emitir avisos sonoros, áudios com informações e alarmes, sendo uma importante ferramenta inclusive para deficientes físicos e visuais, idosos, gestantes, entre outros.
No requerimento, o vereador questiona se a Prefeitura tinha conhecimento desse sistema e se é possível reativá-lo, já que auxilia as pessoas com deficiência. Ele também pergunta o que pode ser realizado para amenizar os problemas enfrentados por esses usuários e pede que o poder Executivo forneça outras informações pertinentes sobre o assunto.
*BUSALERT* – O sistema foi desenvolvido em 2012 a pedido da Prefeitura pelo grupo Criar, em parceria com a empresa de ônibus Athenas Paulista e a empresa Citati, responsável pelo geoposicionamento e o monitoramento das linhas do transporte coletivo.
Robertinho também destacou que a Prefeitura, sob a administração de Oswaldo Barba, recebeu em 2012 o Prêmio Prefeito Inovador, entregue pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) em reconhecimento a bons modelos de administração pública e à inovação.
*POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA* – O vereador ainda citou que no Brasil tem-se discutido com frequência políticas que priorizam a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas. A discussão teve como frutos a publicação da Lei nº 12.587/12 (Lei da Mobilidade Urbana), que institui diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público, dos direitos dos usuários e
de gestão de sistemas de mobilidade, criando uma Política Nacional de Mobilidade Urbana.
“O sistema traz benefícios aos usuários e os mesmos anseiam pelo seu retorno, haja vista que ele proporcionava independência, assim como evitava constrangimentos”, argumentou Robertinho.