Vereador Robertinho Mori congratula Vanderlei Bagnato por “Prêmio Almirante Álvaro Alberto”

 

O vereador Robertinho Mori (PSDB) apresentou na Câmara Municipal uma moção de congratulação ao docente, pesquisador e atual diretor do Instituto de Física de Física de São Carlos (IFSC/USP), o professor doutor Vanderlei Salvador Bagnato pelo “Prêmio Almirante Álvaro Alberto – 2019”.

O “Prêmio Almirante Álvaro Alberto” é considerado a maior do país em ciência e tecnologia e este ano destacou a categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio será entregue no dia 15 de maio na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

“A história dos grandes cientistas e das grandes revoluções científicas foi se construindo ao longo de séculos de muito estudo e Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato é um homem íntegro, responsável e amigo. Esta premiação vem ao encontro de toda dedicação, experiência para promover o conhecimento científico e incentivar a pesquisa em nosso município, que o senhor possa continuar realizando muitos feitos e que suas obras sejam conhecidas e reverenciadas entre as gerações”, declarou Robertinho Mori.

*PROF. DR. VANDERLEI BAGNATO* – Formou-se simultaneamente em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 1981, é doutor em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1987, e pós-doutor pela Universidade de Maryland, ambos nos Estados Unidos, tendo obtido a livre-docência pela USP em 1990.

Publicou cerca de 700 artigos em periódicos especializados. Possui 29 capítulos de livros e sete livros publicados. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Óptica Básica e Aplicada às Ciências da Vida e recebeu diversos prêmios e homenagens, tendo sido agraciado com o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2018 e com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, em 2015, além do título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico concedido pela Presidência da República, em 2007.

É membro da Academia Brasileira de Ciências, The Academy of Sciences for the Developing World, da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, e da National Academy of Sciences (USA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *