Vereador Robertinho Mori congratula escola Dr. Álvaro Guião por seus 107 anos

O vereador Robertinho Mori (PSDB) apresentou na Câmara Municipal nesta semana uma moção congratulando a Escola Estadual Doutor Álvaro Guião pela comemoração de seus 107 anos, completados nesta quinta-feira (22). O documento será encaminhado à diretora da instituição, Rita de Cássia Baffa Gonçalves.

A escola Doutor Álvaro Guião é um grande ícone de São Carlos, contribuiu e contribui para a construção e para o engrandecimento da cidade. “A instituição formou muitos cidadãos comprometidos com a educação e continua formando cidadãos conscientes e críticos”, destacou o parlamentar.

Por meio de concurso autorizado pela lei nº. 15160/2010, de autoria do vereador Robertinho Mori, e realizado em 2012, a escola foi votada como uma das Sete Maravilhas de São Carlos.

*HISTÓRIA* – Em 4 de fevereiro de 1911, foi fundada com o nome de  Escola Normal Secundária de São Carlos, oferecendo o curso de formação de professores. Teve sua aula inaugural em 22 de março de 1911. Em 21 de abril de 1933, a escola passou a integrar curso fundamental e profissionalizante, posteriormente curso ginasial. Em 19 de dezembro de 1939, foi renomeada para Doutor Álvaro Guião, em homenagem ao então secretário da Educação, falecido num acidente. Em 12 de abril de 1942, com base na reforma do ensino secundário, passou a contar com dois ciclos de ensino: Curso Ginasial com duração de quatro anos; e Curso Ginasial com duração de três anos, subdividido em Científico e Clássico. Em 7 de março de 1944,  passou a se chamar Colégio Estadual e Escola Normal Dr. Álvaro Guião.

A partir de 1949 passou a oferecer os Cursos colegial e ginasial no período noturno, e posteriormente, em 1952, o curso normal. Em 11 de agosto de 1971, transformou o curso normal em uma habilitação profissional, o instituto passou a ser Escola Estadual de Segundo Grau Doutor Álvaro Guião, oferecendo cursos de segundo grau e magistério. Em 7 de novembro de 1985, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *