Robertinho propõe criação de Secretária Municipal de Segurança Pública

21 de Agosto 2012

O vereador Roberto Mori Roda protocolou na Câmara Municipal uma indicação à Prefeitura na qual sugere a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta visa implantar no âmbito da administração local um órgão para coordenar ações nessa área e propiciar um bom relacionamento da sociedade com os órgãos de Segurança. “O trabalho conjunto entre as esferas municipal e estadual poderá conscientizar cada cidadão de que ele é também responsável pela manutenção da ordem pública no município”, argumenta o parlamentar.

Na justificativa da indicação, Robertinho faz referência ao aumento dos índices de criminalidade e defende a ação da polícia também em ações preventivas, avaliando que o atual modelo de segurança pública dificulta esse trabalho.

“A real possibilidade de discussão entre a comunidade e os agentes de segurança acerca dos problemas locais é uma atividade que viabiliza a mediação de conflitos, a proposta de soluções por quem mais conhece as dificuldades cotidianas, o monitoramento das atividades policiais, bem como a elaboração conjunta da política de segurança e de prevenção do crime”, afirma.

A seu ver, a partir da conjugação de esforços e do apoio da ação da sociedade civil organizada, “poderá surgir uma nova forma de pensar a segurança pública”. O vereador observa que está ciente de que “não existem fórmulas milagrosas para combater os problemas sociais”, mas pondera que esforços podem ser feitos no sentido de “contribuir para uma melhoria na segurança dos cidadãos, na tentativa de resgatar valores de convivência pacífica e harmoniosa entre as pessoas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *