Robertinho Mori pede informações sobre Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas

13/02/2017

O vereador Robertinho Mori (PSDB) na Câmara Municipal um requerimento endereçado à Prefeitura solicitando informações sobre o cumprimento da Lei Municipal 14.497/08, de autoria do parlamentar, que instituiu o “Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores – PAMPA”.

O programa prevê que os resíduos de podas de árvores sejam transformados em combustíveis e lenha para a utilização em fornos de cerâmica, olarias, pizzarias e outros estabelecimentos. De acordo com a Lei, as madeiras também podem ser aproveitadas para a confecção de cabos de ferramentas e utensílios em geral e as folhas e galhos finos para a criação de adubos para praças e jardins da cidade.

CENTRAL DE TRIAGEM DE RESÍDUOS – O vereador relatou que em 2011 havia encaminhado à Prefeitura um requerimento solicitando informações sobre o cumprimento da Lei e, em resposta, o responsável da época pela Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente esclareceu que havia sido implantada uma central de triagem de resíduos da construção civil, para onde também eram conduzidos resíduos de poda e corte de árvores.

Naquela central, galhos e troncos de maior diâmetro eram aproveitados por catadores locais para comercialização como lenha e para o tratamento dos galhos mais finos havia sido adquirido um equipamento de trituração, mas que era insuficiente devido ao grande volume de galhos gerado no município e que a Prefeitura estava fazendo um grande esforço para a aquisição de um equipamento de maior porte.

Com base no que estava sendo realizado em 2011, Robertinho pede que a Prefeitura informe se a aquisição do equipamento se concretizou e de que forma a Lei está sendo cumprida atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *