Robertinho Mori é Autor da Lei nº 15.054 de 30 de Setembro de 2009 que dispõe da Divulgação do Dia do Catador de Reciclagem

Atualmente, mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo integram os catadores e as catadoras às cadeias formais de reciclagem, contribuindo assim para a promoção da reciclagem, integrando a triagem e reciclagem de resíduos gerados pelas cidades, gerando assim a inclusão social.
“É um trabalho essencial à vida e ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois estes são responsáveis pela retirada de toneladas de resíduos das residências, comércios, vias públicas, margens de rios e outros locais inapropriados para o descarte. Os catadores prestam um serviço ambiental gerando o aproveitamento de resíduos sólidos e economia dos recursos naturais. Reconhecer este trabalho e quem o realiza é valorizar o ser humano em sua totalidade, é incluir à todos que fazem parte. É função das políticas públicas assegurar sustentabilidade e uma oportunidade de gerar renda para milhares de famílias brasileiras ” ressalta o Vereador Robertinho Mori.