Em 25 de junho de 2020 o vereador Robertinho Mori visitou o CER- Centro Especializado em Reabilitação de Araraquara, onde foi recebido pelo Gerente do CER Sr. Luiz Garlipe. O Administrador do local explanou sobre os serviços que inclui: Área Especializada de Reabilitação Física, Intelectual e Auditiva.
Em conversa o representante da instituição informou que o Projeto foi financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O montante para edificação foi de R$3.750.000,00 e R$ 1.500.000,00 para aquisição de equipamentos, estes recursos foram suficientes para a instalação do CER. Relatou que a equipe foi formada por profissionais da rede pública. Esclareceu que os profissionais são capacitados pela administração do CER para que possam conhecer, dedicar-se ao trabalho com clareza e respeito às pessoas com deficiência. Salientou que uns dos trabalhos voltado para a população na área de reabilitação são o fornecimento de aparelhos auditivo, bem como, em casos de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida a instituição dispões de cadeiras de roda promovendo uma melhor qualidade de vida.
Em relação ao atendimento na área especializada de reabilitação auditiva integra 24 municípios, na área especializada de reabilitação física integra 08 municípios, na área especializada intelectual integra 08 municípios.
Ainda informou que em 2013 São Carlos, Araraquara, Matão e Itápolis estavam previstos para receber o CER. Entre estes municípios somente Araraquara deu continuidade e instalou o CER que foi inaugurado em 2016, Itápolis conseguiu construir a unidade, entretanto não equipou, os demais municípios pararam. Informou que para pleitear um CER há necessidade de acessar os Sistema de Informação do Fundo Nacional de Saúde, apresentar um Projeto Técnico e no caso de São Carlos manifestar interesse de retomada na DRS. Comentou sobre a importância do serviço, assim como os desafios enfrentados, porém o bom atendimento é priorizado. Sr. Luiz colocou-se a disposição para quaisquer esclarecimento, Robertinho agradeceu as informações e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CER.