Robertinho Mori busca implantar Teste Vocacional para alunos do último ano do fundamental

27/02/2017

Robertinho Mori (PSDB) protocolou na última terça-feira (21) um Projeto de Lei que visa à criação do “Programa de Teste Vocacional” para os alunos regularmente matriculados no último ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. O teste será oferecido gratuitamente aos alunos que manifestarem interesse. A Lei dita que os testes serão programados e poderão ser aplicados por equipes de profissionais técnicos especializados, que integrem o quadro de funcionários do Poder Público Municipal, ou através de parcerias com ONGs, Universidades ou Instituições de Ensino. – O vereador atenta que para a execução desta lei não haverá despesas extras ao município, uma vez que o Executivo dispõe de equipe de Psicólogas que poderão executar os testes.

Segundo o vereador, a escolha profissional é considerada um momento muito importante na vida e coincide com o período da adolescência, fase permeada por muitas incertezas, ansiedades e inseguranças. A preocupação acerca daquilo que o adolescente quer ou não fazer em relação à sua futura atuação profissional, os seus interesses e talentos, o mercado de trabalho e a real possibilidade de atuar em uma profissão que lhe traga realizações na carreira, são alguns dos diversos fatores que influenciam na tomada de uma decisão. Neste escopo, o Teste Vocacional vem como um suporte, uma base para o autoconhecimento, orientando o aluno para futuras opções em atividades profissionais e artísticas.

Robertinho destaca que concedendo este benefício aos alunos, que não têm recursos próprios para realizar o teste, o poder público revela estar atento às necessidades do jovem que busca seu lugar no mundo, guiando-o na busca de um futuro igualitário de oportunidades objetivando suas metas e estimulando seu crescimento profissional, mostrando ao jovem da rede pública suas potencialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *