Robertinho foi orador da Sessão Solene da entrega do Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos

Em solenidade realizada na Câmara Municipal realizou no dia  (8/11) a entrega do Prêmio “Ciência-Tecnologia de São Carlos”, edição de 2017, atribuído como um reconhecimento da Prefeitura de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional.

Os cientistas receberam os troféus “Sérgio Mascarenhas” (Pesquisador Senior); “Yvonne Primerano Mascarenhas” (Jovem Pesquisador); e “José Galizia Tundisi” (Professor de Ciências). As denominações foram estabelecidas na Lei Municipal No. 18.489, de autoria do vereador Robertinho Mori Roda, orador oficial da sessão.

Foram premiados na modalidade Pesquisador Senior Dr.Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Embrapa Instrumentação e a Professora Doutora Ruth Herta Goldschmidt Aliaga Kiminami, da UFSCar. Na categoria Jovem Pesquisador, Dr. Daniel Souza Correa, da Embrapa Instrumentação, Dra. Bianca Baccili Zanotto Vigna, da Embrapa Pecuária Sudeste e o Professor Doutor Piter Gargarella, da UFSCar. Na categoria Professor de Ciências a vencedora foi a Professora Mariana Prado Borges, da EMEB Carmine Botta.

Em seu discurso, Robertinho ressaltou o “merecido reconhecimento a cientistas de importante contribuição à ciência, à academia e, especialmente, ao progresso de São Carlos e à consolidação do polo de ciência e tecnologia que tanto nos orgulha”.

“A vocação tecnológica do município”, disse ele, “recomenda, já há algum tempo, uma interligação das universidades, institutos de pesquisa e das escolas para potencializar sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade”.

Robertinho frisou que muitas localidades brasileiras – de perfis agrícola, comercial ou turístico – apostam no potencial desses setores, entendendo ele que “São Carlos poderia fazer o mesmo no tocante a seu perfil de Capital da Tecnologia, sobretudo a partir da difusão dos trabalhos aqui realizados e da divulgação de eventos relacionados ao setor”.

A solenidade contou com presenças do professor José Galizia Tundisi, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia (representando o prefeito Airton Garcia); do professor doutor Walter Libardi, vice-reitor da UFSCar (representando a reitora Profa.Dra.Wanda Machado Hoffmann); Dr. Rui Machado, chefe geral da Embrapa Pecuária
Sudeste; Dr.José Manoel Marconcini, chefe adjunto de Pesquisa da Embrapa Instrumentação (representando o chefe geral, Dr.João Naime), Professora Droutora Yvonne Primerano Mascarenas; e Dr.Silvio Crestana, ex-presidente da Embrapa e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *