Implantação de faixas exclusivas de parada de motocicletas.

O Vereador Robertinho Mori protocolou indicação no último dia 10/05/24, solicitando a implantação de faixas exclusivas de parada de motocicletas em semáforos em vias públicas com alto risco de acidentes no município.

Anteriormente o parlamentar já havia proposto o Projeto de Lei nº 287/2024, com o referido tema. Contudo, após análise do CONAM a presente propositura seria matéria de iniciativa do executivo municipal podendo sofrer questionamentos quanto a constitucionalidade caso fosse de iniciativa parlamentar.

O objetivo da iniciativa é proporcionar maior segurança aos motociclistas, reduzindo o conflito de veículos durante a abertura do semáforo, bem como, aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia, além de dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres, diminuir o número de possíveis acidentes em cruzamentos no município. Atualmente com a realidade do aumento do número de motocicletas no trânsito, consequentemente implicou no aumento do número de vítimas. A fim de minimizar essas ocorrências, a medida em questão visa contribuir para a diminuição dos constantes acidentes que têm ocorrido no município.