Concurso para eleger as 7 maravilhas de São Carlos

09/10/2009 – Como forma de valorização e apropriação do nosso patrimônio, por toda a comunidade, o vereador Robertinho Mori protocolou na última quarta-feira um projeto de lei que cria o Concurso para eleger “AS SETE MARAVILHAS DE SÃO CARLOS”.

Constatando que o patrimônio cultural, natural e arquitetônico se encontra cada vez mais ameaçado de destruição, não somente devido a causas naturais de degradação, mas também com desenvolvimento social e econômico, este projeto visa exatamente chamar a atenção dos são-carlenses, principalmente dos jovens, para o quanto o nosso município é prodigioso, é especial. Despertá-los para o valor cultural, histórico e ambiental de nossas belezas naturais e arquitetônicas, para que possam olhar com mais carinho esta São Carlos em que vivem, mas que pouco conhecem.

A degradação ou o desaparecimento de um bem cultural, natural ou arquitetônico acarreta o empobrecimento irreversível de toda a história do município. Consideremos ainda, que determinados bens do patrimônio cultural, natural e arquitetônico são detentores de extraordinário interesse, o que exige sua preservação como elemento de reprodução de nossa memória;

Temos muito mais do que Sete Maravilhas espalhadas por São Carlos, mas acredito que esta escolha por meio de Concurso com voto popular, ampliará a discussão em torno de nosso patrimônio histórico-cultural e belezas naturais.

Indagamos a todos se temos a noção de quantas maravilhas estão passando despercebidas em nossa cidade, fomentando uma atitude pró-ativa da sociedade em relação ao patrimônio cultural, natural e arquitetônico; Promovendo a educação por meio de ações de reconhecimento e de valorização do patrimônio; Gerando redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio cultural, natural e arquitetônico; Potencializando o turismo a partir da divulgação de nossas belezas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *