Câmara sediará ciclo de palestras sobre a Importância de Água para a Vida

28/03/2011

A Câmara Municipal de São Carlos abre nesta quarta-feira, dia 30 de março, às 19h30, no plenário, um ciclo de palestras sobre o tema “A Importância da Água para a Vida no Planeta”. Segundo o vereador Roberto Mori Roda, o evento – alusivo ao Dia Mundial da Água – reunirá especialistas em recursos hídricos e meio ambiente e a finalidade é estimular a reflexão e conscientização das pessoas sobre a importância da água como recurso fundamental para a vida. Uma segunda palestra será realizada no dia 27 de abril e a terceira em maio em data a ser definida. O ciclo será encerrado com uma audiência pública na primeira semana de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
“A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra e, no entanto, é um recurso finito, por isso precisamos ampliar a conscientização dos cidadãos para o uso racional e para a conservação e proteção de suas fontes”, disse o parlamentar, cujo partido – o PV – lançou recentemente a Campanha de Preservação da Água, que com o ciclo de debates pretende discutir a questão do consumo e abastecimento de água nos centros urbanos. Segundo Mori Roda, a difusão da campanha vem sendo feita pelo coordenador regional do PV.
A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nas regiões polares, ou em rios e lagos subterrâneos o que dificulta a ação do homem; e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *