Na tarde desta quinta-feira (02), a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal, composta pelo Presidente – Vereador Robertinho Mori, Secretário – Vereador Ubirajara Teixeira, e Membro – Vereador Bruno Zancheta, realizou uma importante reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde a convite do Vereador Robertinho. A reunião teve como objetivo discutir as demandas relacionadas a cirurgias de próteses e cadeiras de rodas no município, que é uma das preocupações constantes da Comissão. Estiveram presentes na reunião a Secretária Municipal de Saúde Adjunta, Luciana Caldeira, a Diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Liz Cadamuro, e Thiago Campione, Chefe de Seção de Atenção Especializada. Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados à falta de acesso adequado a próteses e cadeiras de rodas para as pessoas com deficiência no município. Os membros da Comissão expuseram suas preocupações e destacaram a importância de atender a demanda da população que aguardam a muito tempo na fila.
A Secretária Municipal de Saúde Adjunta, Luciana Caldeira, ressaltou o compromisso da secretaria em melhorar a oferta de próteses e cadeiras de rodas para a população através de novos convênios. A Diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Liz Cadamuro, apresentou os desafios enfrentados pela secretaria em relação à compra e distribuição desses itens. Ela mencionou a existência de um processo burocrático, que muitas vezes dificulta o fornecimento das próteses e cadeiras de rodas. Thiago Campione, Chefe de Seção de Atenção Especializada, apresentou um panorama da situação atual, destacando o número de solicitações recebidas e o tempo médio de espera para a entrega dos equipamentos. Ele também falou sobre a importância de uma parceria entre a Comissão e a SMS.
Ao final da reunião, ficou acordado que a CDPD e a SMS trabalharão em conjunto para solucionar as demandas relacionadas a próteses e cadeiras de rodas, com a possibilidade de destinações de emendas. Será agendada ainda nova reunião posterior para monitorar o progresso das ações e buscar alternativas para agilizar o processo referente a demanda para a população.
